terça-feira, 16 de março de 2010

Reconstituição de um crime

Vocês sabem quem são esses dois?


Bom... minha intenção inicial era utilizar essa imagem e as seguintes em mais um desafio da séria série "adivinha onde é". No entanto, após investigar um pouco da história desses três painéis em azulejo, expostos num imóvel situado à Manoel Barata, entre Presidente Vargas e Frei Gil, cheguei à conclusão de que meus doutos comentaristas matariam a charada em poucos minutos.

Então optei por outra abordagem: Que tal tentarmos reconstituir essa história sórdida, ainda não-esclarecida completamente? Eu escrevo o que ouvi, e vocês vão complementando com o que sabem a respeito.

1 - No imóvel de número 983 da Manoel Barata, moravam o Sr. Jean (sobrenome???), agiota libanês, e sua esposa portuguesa (nome???).
2 - Em 1989, ambos foram misteriosamente assassinados em casa. Primeiro, ela foi morta, sufocada com meias enfiadas goela abaixo. Depois, foi a vez dele, estrangulado com cordas de rede. Alguns pertences foram levados.
3 - No ano seguinte, Antônio, apelidado de Tonino, filho único do casal, então estudante de medicina, encomendou esses três painéis em azulejo, como forma de homenagear seus pais.



4 - As obras são de autoria do artista plástico Ronaldo Ramos, que hoje vive em São Paulo.
5 - Antônio atualmente mora em Coimbra, Portugal.
6 - Os assassinos nunca foram encontrados. Suspeita-se que o crime tenha sido executado ou encomendado por algum devedor de Sr. Jean.

Quem souber de mais detalhes, ou tiver correções a fazer, por favor manifeste-se na caixinha de comentários.

4 comentários:

Tanto disse...

Que história chocante. Imagina isso em um tempo muito menos violento na cidade.

Lafayette disse...

Já tinha visto estas obras, mas nunca tinha parado e lembrado de fotografá-las.

Por favor, quem souber mais sobre, diga-nos! Plisi!

Anônimo disse...

A maior resposta que obtive até agora foi "É..lembro dessa história, mas não detalhes...". Mas não desisti, é questão de tmepo :)
Camilla Delduque.

Belenâmbulo disse...

Pois é, pessoal, não vamos desistir!
Talvez eu até ande por lá novamente, procurando alguém que conheça um pouco mais dessa história.

Abraços