sexta-feira, 12 de março de 2010

Caranguejo

Confesso que não sou chegado a comer caranguejo.
A relação custo/benefício é pouco favorável: muito trabalho para pouca comida. Sem contar que o sabor nem é lá essas coisas.
Vale mais pelo evento social de detonar aquela panelada desses pobres bichinhos, enquanto jogamos conversa fora com os amigos.



Aproveitem para ouvir essa pérola da música brasileira, interpretada pelo paraense Ary Lobo.

12 comentários:

Tanto disse...

Tenho a mesma opinião. Muito trabalho para pouca comida. Prefiro galinha.

Yúdice Andrade disse...

Realmente, é trabalhoso, mas é divertido. Sem o complemento do bate papo com os amigos, fica sem graça, com certeza. Mas ao contrário de vocês, considero o caranguejo uma delícia. E lamento que não haja, até o momento, formas sustentáveis de exploração.
O consumo do caranguejo não é apenas um deleite para os apreciadores: é, sobretudo, um meio de vida para muita gente extremamente pobre. A exploração consciente só traria benefícios para todos.

Prof. Alan disse...

Wagner, tenho opinião parecida com a sua. Eu gosto muito de caranguejo, mas a relação custo X benefício me desfavorece. Pesando 110 quilos, pra saciar a fome preciso de uns dez a doze caranguejos - com direito a farofa, vinagrete, arroz e feijão...

Por isso que quando estou em Belém eu prefiro dar um pulo lá no bar do Portela, no Cidade Nova VIII, e pedir de uma tacada só uma sopa e uma casquinha de caranguejo. Para acompanhar o Portela tem sempre aquela cerveja esbranquiçada de tão gelada...

Frederico Guerreiro disse...

Sou imbatível em tirar a carne sem quebrar a casca. É uma das minhas iguarias preferidas. Com farinha da colônia, então...

Fábio Cavalcante disse...

Égua, mas aquela merda dentro da cabeça dele, com farinha, é a 2ª melhor coisa do mundo pra mim - só perde pra gordurosa do tamuatá.

Fábio Cavalcante disse...

E aqui vai um som pra vocês: http://www.4shared.com/file/240968845/9b76ad8/03_-_Vendedor_de_caranguejo.html

É uma gravação que tenho do Vendedor de Caranguejo, num show do Allan Carvalho (do grupo Quaderna) em homenagem ao Ary Lobo (O show chamou-se Pedra Bruta da Pedreira, e rolou no Waldemar Henrique em 199 e tal). Tem a participação especial no vocal e percussão do Nazareno Silva, percussionista do pavulagem que faleceu recentemente.

Aproveitem também.

Paula disse...

Eeeeei, não tá no defeso?

Anônimo disse...

Fábo, essa música mesmo foi gravada pelo Quaderna, em 2006.
Belê, já comeste siri? Eu gosto muito mais que caranguejo, justamente pelo muito trabalho pra pouco resultado. Siri é bem melhor e muito mais gostoso, pelo menos pra mim.
Camilla Delduque.

Fábio Cavalcante disse...

Oi Camilla.

O "Vendedor de Caranguejo"? Eu não tenho essa gravação. As músicas do repertório do Ary Lobo que encontrei no disco do Quaderna de 2006 foram "A Patrulha da Cidade" e "Filho de Tupinambá" - tudo muito bom. Se houver uma gravação do "Vendedor de Caranguejo" na net, me manda o link, que agora fiquei curioso.

Um abraço.

PS: Quem quiser esse disco, o Allan disponibilizou ele aqui: http://www.4shared.com/file/69721500/dbbf0877/Quaderna.html

Anônimo disse...

Oi, Fábio!
Realmente eu me confundi e pensei que a música tivesse no CD, mas ela só foi cantada por eles em um ou dois shows de brincadeira, já confirmei. Mandei pro Belê os links pra ouvir e/ou baixar o CD do Quaderna.
Abaço,
Camilla Delduque

Belenâmbulo disse...

Que alegria encontrar a caixinha de comentários bem movimentada após o fim-de-semana!!!

Fernando, Yúdice, Alan, Fred, Fábio e Camilla,
Discussões gastronômicas sempre dão o que falar. O melhor que temos a fazer é resolver essa controvérsia detonando uma panelada de caranguejo.

Virótica,
Realmente, estamos em período de defeso. Essa notícia (http://www.diariodopara.com.br/noticiafullv2.php?idnot=79983) do Diário do Pará é bastante esclarecedora.
Ah... deixa eu também prestar meu esclarecimento: essa foto foi feita em dezembro do ano passado.

Fábio,
Agradeço pelo link. Ouvi e gostei.
A Camilla me mandou esses links para CD's do Quaderna, mas ainda não os baixei. http://www.mediafire.com/?0tzmjjlnthj http://sombarato.blogspot.com/search/label/Quaderna

Abraços

Sara disse...

Sempre que vejo essas coisas me dá um pouco de fome, porque eu adoro comer frutos do mar assim que eu imagino como seria o gosto deste tipo de coisa, eu gostaria de experimentá-los em a figueira rubaiyat