quinta-feira, 29 de março de 2012

Ungidos

Entrei naquela fila quilométrica um pouco apreensivo.
O que é que aquele homem tem, que faz as pessoas desmaiarem durante a unção?
E eu, que não tenho religião, serei afetado?

Quando chegou a minha vez, os assistentes já estavam posicionados, prontos para me amparar, e certos de meu desabamento.
Mirei o padre Elói fixamente, sem palavras, e experimentei uma profunda paz. Fechei os olhos, senti seu polegar lambuzado de óleo tocar minha testa. Só isso...
E agora?
Eu estava disposto a não abrir os olhos enquanto ele não me "liberasse".
Parece que ele também não me largaria enquanto eu não abrisse os olhos, ou desmaiasse.

O "duelo" durou alguns segundos, que pareceram horas.
Finalmente cedi, e deixei meu corpo cair. Estive consciente o tempo todo. Independentemente da crença, as vibrações são muito positivas, mas juro que senti o padre me empurrar, muito sutilmente.



Missa do Padre Elói, no ginásio do Batalhão de Polícia de Choque, Cremação

11 comentários:

Virotica disse...

Não entendi, Wagner! Como ele faz isso? E por que?

Ionaldo Rodrigues disse...

Obrigado por compartilhar isso Wagner. O Belenâmbulo é um informante atento e um antropólogo distraído.

Belenâmbulo disse...

Dona Virótica,
Apesar de católica, a missa do Padre Elói segue um roteiro meio alternativo. Ele é um cara muito carismático, excelente orador e um observador sensível da mente humana, por isso atrai uma multidão, que sempre lota o ginásio do Batalhão de Polícia de Choque. Também criou um terço diferente, com para uma oração específica... Enfim, não posso falar com muito conhecimento de causa, primeiro por não ser católico, segundo porque nunca acompanhei o rito completo, desde o início. A missa começa às quatro da tarde e vai até oito... nove horas da noite, dependendo do tamanho da fila para receber a unção, que finaliza a cerimônia. A energia é de arrepiar!
A fila dá voltas no ginásio, e o entusiasmo é inflamado pelos cânticos que não param. Quase todos os presentes querem ser ungidos pelo padre. É tipo tomar a bênção ou o passe. Na prática é como eu falei. Ele lambuza o polegar num óleo cheirosinho e toca a testa das pessoas. Algumas desmaiam imediatamente, outras demoram um pouco mais para desabar, e outras simplesmente saem caminhando. Eu só caí nessa vez que descrevi, porque estava decidido a não abrir os olhos, enquanto ele não tirasse o dedo de minha testa. Como ele não tirou, deixei-me cair. Em outras ocasiões, abri os olhos e saí andando normalmente (já me acusaram de pouca-fé).
Independentemente da crença, é inegável que o encontro renova as energias e traz conforto a muita gente, e na minha opinião é isso o que importa.

Saudades de você!

Belenâmbulo disse...

Amigo Ionaldo,

Gostei do "antropólogo distraído".

Abraço!

Anônimo disse...

Padre Eloy é um sacerdote ligado ao movimento da Renovação Carismática Católica.As missas que celebra não são "alternativas"apenas como todas as celebrações carismáticas são embaladas por muitos cânticos e louvores ao espírito santo.O "desmaio" que acomete algumas pessoas após a unção feita pelo padre é chamada de repouso no espírito pois é o momento em que o Espírito Santo do Senhor nos toca,abençoa e transmite sua paz.O maravilhoso é que mesmo os incrédulos podem experimentar esse momento pois o Espírito de Deus sopra onde,quando e sobre quem ele quer.Tal fenômeno não acontece somente durante as celebrações realizadas pelo Pe.Eloy mas em todas as celebrações onde se clama pelo Espírito Santo especialmente para obtenção de Cura e Libertação dos males do corpo e do espírito.

Belenâmbulo disse...

Agradeço pelo comentário esclarecedor do Anônimo.

Anônimo disse...

Incrível como a sugestão funciona para os sugestionáveis. Cai, filho de Deus, se não quem vai parecer um idiota naquele meio és tu. (Wagner, não é contigo)

Belenâmbulo disse...

Anônimo,
Também desconfio que uma boa parte do povo cai por sugestão, mas isso não tira o mérito do padre. Enfim, cada um com suas crenças...

Abraço

Rafael Araujo disse...

Agora compreendi as novas façanhas do Beleânbulo.

Grande Wagner, queremos mais imagens dessa investida.

Acho que esse local merece um retorno.

oceanira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
oceanira disse...

Quem já teve a oportunidade de assistir a essa linda celebração sai desse lugar renovado... Sugiro que se deixem levar por essa energia maravilhosa!