segunda-feira, 16 de abril de 2012

Entroncamento: quase seis anos depois...

12/09/2006 - Com a entrega do segundo túnel, sentido avenida Almirante Barroso-BR 316, o complexo viário do Entroncamento vai deixar de ser promessa, hoje, a partir das 20h. A obra, que foi iniciada em novembro de 2001 e custou aos cofres públicos mais de R$34 milhões, é apontada como solução para agilizar o trânsito de veículos e facilitar a entrada e saída da cidade. Na solenidade de inauguração, estarão presentes os ministros Alfredo Nascimento, dos Transportes, e Walfrido dos Mares Guia, do Turismo, além do governador Simão Jatene e do prefeito Duciomar Costa. A programação começa hoje, desde 17h, no hotel Crowne Plaza, na avenida Nazaré, onde haverá entrevista coletiva e exposição dos projetos Via Parque, Portal da Amazônia e Pórtico de Belém. Em seguida, haverá o deslocamento para o Complexo do Entroncamento, onde haverá queima de fogos de artifício e shows folclóricos.
'Esta obra vai ser de fundamental importância para garantir a fluidez tanto no trânsito de veículos quanto de pedestres. A parte mais dificil já conseguimos, que foi fazer as pessoas se acostumarem com a rotatória. Agora é mais fácil, é só uma questão de adapatação às últimas modificações e às passarelas', afirmou o superintendente do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit) no Pará, João Bosco Lobo, ressaltando que a obra foi construída em sua totalidade com recursos federais.
Ontem, os preparativos para a inauguração já estavam na reta final. O sinal localizado em frente à Igreja Universal do Reino de Deus já foi retirado, permanecendo apenas o da frente do Shopping Castanheira; os gradis no canteiro central da BR-316, para evitar a passagem de pedestres, também já estavam quase todos colocados e os funcionários da prefeitura faziam a limpeza da área central.
Para garantir a segurança aos pedestres no perímetro urbano e a fluidez dos carros hoje, desde às 14h, agentes da Companhia de Transporte do Município de Belém (Ctbel) vão estar na área para organizar o trânsito, principalmente no que se refere ao transporte coletivo, e fazendo campanhas educativas com a população. A ação será feita em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Detran e as polícias Civil e Militar.
Em função do Complexo Viário, algumas paradas de ônibus também foram alteradas, como por exemplo, a localizada em frente à igreja, que foi desativada. Agora, próximo ao Complexo, haverá duas paradas de ônibus comuns e quatro seletivas (ver mapa),
O coordenador do Núcleo de Programas e Projetos Especiais da PMB, Sérgio Pimentel, disse que com a entrega da obra, o trânsito não ficará congestionado porque será a feita a distribuição dos destinos de forma rápida e segura: 'Cada via - BR-316, Augusto Montenegro, Almirante Barroso, Pedro Álvares Cabral - terá seu fluxo separado. E quem for ficar em algum ponto do Entroncamento, como a Igreja ou Shopping, também tomará um caminho determinado. Não será mais como antes: todos tendo que cruzar as mesmas vias para caminhos diferentes', afirmou. Segundo ele, a área será monitorada constantemente por programas de organização e fiscalização da PMB. A prefeitura vai impedir, por exemplo, a implantação nesta área de estabelecimentos que atraiam grande fluxo de pessoas, como igrejas, escolas e cinemas.
A expectativa da PMB é de que, também, com os investimentos que vêm sendo feitos em novas vias de acesso à rodovia BR-316, melhore o tráfego de saída da cidade. Entre essas vias está a rua que passa ao lado do Dnit, que ligará a avenida João Paulo II ao Complexo. Após a inauguração, a PMB vai complementar as obras na região com a entrega de outros serviços e projetos, entre eles, uma ciclovia.Você para, monta o tripé, arma a câmera sobre ele, fotografa com longa exposição, e quase nada se mexe

Nenhum comentário: