segunda-feira, 10 de maio de 2010

Já estava tudo pronto para 2014

O atraso das sedes da Copa do Mundo de 2014 não é novidade, e já era previsto pelos próprios municípios há semanas.
Das 12 cidades-sede da Copa de 2014, somente quatro começaram as obras principais relacionadas ao Mundial. Belo Horizonte, Cuiabá, Manaus e Salvador são as mais adiantadas.
Esta é a segunda data imposta pela Fifa que não é cumprida. O primeiro prazo estipulado foi dia 1º de março. Diante dos atrasos, a entidade admitiu adiar a cobrança. Até agora, no entanto, ela não decidiu se vai impor alguma sanção aos municípios.

(extraído de notícia do UOL Esporte publicada em 03/05/2010)

Se Belém tivesse sido escolhida como uma das subsedes, esse problema não estaria acontecendo por aqui, como se pode deduzir a partir das matérias publicadas no Portal do Governo em 22/01/2009 e 19/05/2009):

Belém se antecipou às outras cidades candidatas à subsede da Copa do Mundo 2014 e foi a primeira a completar o estudo de pré-viabilidade para adequação de seu estádio, documento exigido pela Fifa.
Ana Júlia Carepa informou que o estudo será encaminhado à Fifa e voltou a afirmar que está confiante na escolha de Belém como uma das subsedes. "Pelas análises técnicas, temos todas as chances para isso. E temos esse diferencial: somos a única cidade a apresentar esse estudo de viabilidade. Vamos buscar Parcerias Público Privadas, onde o governo entra com uma parte do financiamento e a iniciativa privada com outra parte, dando condições para que seja um investimento rentável. Além do que, o Pará é o estado que necessita de menos investimentos para adaptação do estádio, e já estamos realizando as obras de infra-estrutura que são importantes para a região metropolitana, mas que terão impacto na acessibilidade ao Mangueirão, como a duplicação da Transmangueirão."
“O desempenho de Belém está muito bom. Em praticamente sete meses foi feito um trabalho muito rico já entregue para a governadora, com um resumo dos projetos mais relevantes”, avalia Fábio Loyola, consultor da Price.
Loyola acredita que Belém tem muitas chances de ser escolhida devido a alguns fatores: o estádio praticamente pronto, onde será investido somente US$ 95 milhões – a maioria das cidades precisará construir novos; a posição estratégica na Amazônia, como porta de entrada da região, bem como a infraestrutura da cidade, que ainda deve melhorar.


O inspetor Belenâmbulo realizou vistoria extraoficial para a Fifa, durante o repá do último sábado. Vejam algumas constatações:

Vias de acesso ao estádio


Estacionamento confortável...


... e com segurança


Falta apenas construir uma ponte na saída (se bem que havia um projeto de aproveitamento da água das chuvas nas descargas dos banheiros)


Não fotografei a ampla praça de alimentação, nem as modernas bilheterias itinerantes (com um pequeno ágio nos preços), mas garanto que elas existem.

7 comentários:

Lawrence Paiva disse...

Parabéns pela vistoria que você realizou num simples RexPa, agora sabemos que nossa querida cidade está apta a promover uma Copa do Mundo, só não entendi o porque de você não ter tirado fotos de dentro do estádio, pois, temos segurança suficiente lá dentro.

;-)

Tanto disse...

Muita cara de pau! Só isso explica.

Cid Pacheco disse...

Só nos resta rir... Porque nossa cidade é uma verdadeira piada nacional.

Francisco Rocha Junior disse...

Wagner,
Teu blog tá cada dia melhor - como bem disse, aliás, um dos responsáveis pelo estado de coisas dessas fotos (com todo respeito a ti, é claro).
Abração.

Belenâmbulo disse...

Lawrence,
Dessa vez, minha intenção era fotografar apenas o lado de fora mesmo.
Em março, assisti à final do primeiro turno (http://belenambulo.blogspot.com/2010/04/retratos-de-um-repa.html) e, sinceramente me senti muito mais seguro lá dentro do estádio.
Sábado passado, quase abortei o plano. Muitos sujeitos circulando sem rumo entre os carros... policiais correndo o tempo todo, revistando gente... Confesso que fiquei assustado.

Fernando,
E se a gente não ressuscitar essas promessas de vez em quando, fica por isso mesmo.

Pacheco,
Ou chorar...

Francisco,
Agradeço pelo comentário, mas preferia não ter tanto pano pra manga... Nossos governantes omissos e o povo mal-educado são os grandes colaboradores do blog.

Abraços

Prof. Alan disse...

E ainda tem gente que acha que Manaus levou a subsede por razões políticas...

Belenâmbulo disse...

Inveja é uma merda