segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Tudo com o dinheiro da sacolinha

Na Europa, a todo-poderosa Igreja Católica encontrava-se em perigo. Ela havia tolerado muitos acessos suspeitos e obscuros que permitiam que os ricos e os desonrosos, ao pagarem uma taxa prescrita, esperassem poder entrar seguramente nos céus. (...) Algumas indulgências e concessões, dadas em troca de dinheiro ou de serviços prestados, baseavam-se num perfeito fundamento espiritual. (...) O dinheiro doado para a construção de catedrais era reconhecido como um passaporte sagrado que poderia ser apresentado ao entrar na porta eterna do céu. Quando a imponente igreja de Speyer, na Alemanha, estava sendo reconstruída em 1451, pelo menos 50 sacerdotes sentavam-se tranquilamente e, após ouvirem as confissões, davam seu perdão aos peregrinos que doassem dinheiro. (...) A Igreja reuniu cobradores de impostos profissionais e, assim como as pessoas que hoje ajudam a angariar fundos nas instituições de caridade, eles se encarregaram de vender indulgências.
(extraído de "Uma breve história do mundo", de Geoffrey Blainey)

Catedral de Speyer


Quinhentos anos após a Reforma, a história se repete.
Igreja Universal, no Entroncamento. Independentemente de qualquer coisa, uma bela construção.

10 comentários:

Yúdice Andrade disse...

Desculpaí, meu amigo, mas discordo: considero o templo feioso. Não tenho conhecimentos técnicos; é apenas uma opinião. Mas essa coisa de tentar reproduzir estilos históricos já está ultrapassada, além do que foi mal conduzida, porque o templo em questão é apenas uma caixa de sapatos (todo reto, com as janelinhas quadradas) e um frontão à antiga.
Adoro igrejas, mas acharia muito estranho que quisessem construir, hoje, algo no estilo dos séculos XVII ou XVIII, p. ex. Admiro o Santuário de Fátima justamente por sua originalidade. Quanto aos evangélicos, que não têm imagens, teriam mais facilidade de construir prédios modernos e funcionais, sem cafonices.
Mas isto é só uma opinião.

Belenâmbulo disse...

Quequé isso, Yúdice? Pedindo desculpas por discordar?!
Blog é para isso mesmo! Se eu não quisesse ser contrariado, nem escrevia, ou então, não permitia comentários.
Eu também não tenho conhecimentos técnicos, apenas expressei minha opinião. Na verdade, concordo com você no tocante à arquitetura do templo da Universal. É bem cafona essa tentativa de reproduzir estilos históricos.
O que mais me chama atenção é a sua imponência, além do fato de estar aparentemente sempre bem cuidado.

Abraço

Yúdice Andrade disse...

E aqueles vitrais? Espetaculares! Não faltou dinheiro para instalá-los...

Anônimo disse...

Desculpe-me, mas vc6s são dois idiotas, ignorantes e burros, vãos ler a bíblia, e vão ver que este arquiteto é o próprio Deus. A igreja universa do reino de Deus foi totalmente feita nas antigas igrejas que até hoje existem em Israel, elas são exatamente o que Deus pedi na bíblia! E dono de tudo!, somos apenas servos Dele, pois ele é o único que devemos adorar e ninguém mais. O único digno de adoração e louvor. Pois este templo não é nada diante do sacrifício que o único filho de DEUS fez por nós naquela cruz do calvário até a morte! O seu sangue precioso que Ele, o nosso senhor e único salvador derramou naquela cruz meu caro amigo, pois foi pra salvar a todos nós! (Obs.: se quer ter o senhor Jesus como o seu único salvador e conquistar o reino dos céus que é conquistado por esforços, entregue a sua vida para Ele e ele muito fará por vc e ande reto na presença de Deus sem pecar!! Será que vc consegue? ) Então lave a sua boca suja antes de falar mal da casa de Deus! E da obra Dele!!

Belenâmbulo disse...

Prezado Anônimo,
Como já falei no comentário anterior, não precisa pedir desculpas. Aqui você é livre para falar o que quiser. Ninguém é obrigado a concordar comigo, e vice-versa.
Apenas peço a gentileza de se identificar, pois considero uma covardia se esconder por trás do anonimato para chamar de "idiotas, ignorantes e burros", pessoas que você nem conhece.

. disse...

Meeeeeeeeeeedo desse anônimo!!!

Belenâmbulo disse...

Waleiska,
Tô com medo que essa história vá parar na coluna do Guilherme Augusto.

Abraço

Enquanto isso... disse...

Hunf! Mas num tô dizendo?! Esse anônimo...

Belenâmbulo disse...

Camilla,
Sumida dos comentários... vai reaparecer nessa postagem tão antiga!

Abraço

Fernanda disse...

comentário retardatário maasss...

"A igreja universa do reino de Deus foi totalmente feita nas antigas igrejas que até hoje existem em Israel, elas são exatamente o que Deus pedi na bíblia! E dono de tudo!, somos apenas servos Dele, pois ele é o único que devemos adorar e ninguém mais."

só pegando esse trecho postado pelo nosso amigo anonimo..como estudante de arquitetura E cristã..preciso dizer..o frontão utilizado nessa igreja IMITA (feiamente e ridiculamente) a ordem grega (sim aquela mesma que adorava os Deuses do olimpo)..que era uma arquitetura linda...mas o ser humano cai no erro a copiar aquilo que não conhece!