quinta-feira, 16 de abril de 2009

Do terraço da Sefin

Anteontem tive de ir à Sefin, na esquina da Frutuoso Guimarães com a 15 de Novembro. Estou tentando regularizar a documentação da casa onde moro, na Marambaia, mas está dando um trabalho... Lendo a postagem de ontem, temos uma ideia das origens do caos imobiliário que impera nesse bairro (minha residência está situada na antiga área dos Correios). No cartório de registro de imóveis ela está com o número 322. Porém, na fachada da casa, na sequência de procurações dos proprietários que me antecederam, e no cadastro do IPTU, a numeração declarada é sempre 20. Então solicitei uma certidão de mudança de número, na qual constassem os números antigo e novo, a fim de averbar essa informação no registro do imóvel antes de dar entrada na escritura.
Um mês após o requerimento, e depois de muitas tentativas infrutíferas, junto ao zero-oitocentos, de me informar a respeito do andamento do processo, decidi-me a ir pessoalmente à repartição.

- Divisão de Cadastro Imobiliário (DCI), quarto andar, mas o elevador só chega até o terceiro.
- Não tem problema, subo pela escada.


Ultrapassados alguns lances de escada, vários patamares, portas e divisórias... finalmente cheguei à DCI. Lá encontrei três funcionários quase sufocados entre pilhas de processos amontoados sobre um conjunto de mesas emendadas umas às outras. Eu enlouqueceria se trabalhasse ali. O atendimento foi cortês e eficaz. Meu processo e a certidão pronta foram localizados sem dificuldade. É a típica bagunça organizada!
No entanto, minha alegria durou pouco. Ao ler o documento, descobri que no cadastro da Prefeitura, o número anterior do imóvel era 316, e não 322. E agora?

Mofino e cabisbaixo, retirei-me da sala. Precisava esfriar a cabeça. Não retornei imediatamente à recepção da Secretaria. Desviei a rota e, quando me vi, estava no terraço do prédio. Que bela surpresa! Não sei quando terei a oportunidade de voltar àquele local. Obviamente, minha inseparável câmera estava comigo, e juntos conseguimos captar boas imagens de uma manhã ensolarada de pouco movimento no bairro do Comércio.

Casario antigo da Praça das Mercês


Camelódromo tão tranquilo, que até parece feriado


Torre da Igreja das Mercês


Início de recomposição florestal no telhado da Igreja


O imponente prédio ocupado pela Seccional do Comércio. (Totalmente fora de contexto aquela placa da N.R. Moda Íntima, próximo ao canto inferior esquerdo da foto. Tudo bem... é uma mulher bonita... 'tá de lingerie... mas, pô... nada a ver!)

7 comentários:

Alcilene Cavalcante disse...

Vivo por aqui matando minhas saudades de Belém através de suas belas imagens.

Belenâmbulo disse...

Que bom, Alcilene!
Isso me incentiva a procurar mais imagens bonitas.
(você já deve ter percebido que o Belenâmbulo também tem umas fases "thrash")

Abraço

Anônimo disse...

Nesta praça moravam duas belas que encheram de felicidade dias da minha vida.
Abs
Tadeu

Belenâmbulo disse...

É o Belenâmbulo despertando sensações nostálgicas em seus ilustres visitantes!

Yúdice Andrade disse...

E revelando como o nosso patrimônio histórico está se estragando. Mas essa será uma constante, considerando o nosso clima desfavorável e o pouco caso das autoridades, em garantir manutenção antes que o problema se torne realmente sério.

Virotica disse...

Hum, bagunça organizada? a gente podia fazer um acordo de cooperação técnica entre DCI e Sala do Coordenador!!!

Belenâmbulo disse...

Prezado Yúdice,
Boa ideia! Vou retratar outros exemplos de deterioração do patrimônio histórico.

Prezada Virotica,
O perigo é ele bagunçar a Sefin.

Abraços